Um acidente numa mina de carvão na região central da China matou quatro mineiros e deixou outros 50 soterrados, informou a mídia estatal, esta Sexta-feira, no mais recente desastre a atingir a indústria da mineração do país, altamente vulnerável a acidentes.
O “rompimento da rocha”, uma ruptura repentina da face da pedra, comum na indústria de mineração, ocorreu numa mina na província de Henan, enquanto 75 mineiros estavam a trabalhar no subterrâneo, mas 14 conseguiram escapar logo em seguida, disse a agência estatal de notícias Xinhua.
Sete outros foram resgatados com vida posteriormente, e as equipes de emergência estavam a tentar retirar os outros que ficaram soterrados, acrescentou a China News Service.
As minas chinesas são as mais perigosas do mundo, por conta de padrões de segurança pouco rigorosos e uma corrida para suprir a demanda de uma economia robusta.
Em 2010, 2.433 pessoas morreram em acidentes ocorridos nas minas de carvão na China, apesar de isso ter sido uma melhora em comparação às 2.631 mortes no ano anterior.