As forças leais ao presidente sírio, Bashar al-Assad, enfrentam desertores do Exército, esta Terça-feira, na cidade de Maarat al-Numaan, no noroeste da Síria, disseram moradores e activistas.
A cidade abriga soldados que desertaram durante uma incursão militar contra a província central de Homs – uma das maiores ofensivas contra a revolta popular que já dura sete meses.
“Um combate armado irrompeu no início da tarde em uma grande barricada protegida por soldados e funcionários militares da inteligência síria. Tanques também estão mobilizados ali”, disse um morador por telefone.
Ele disse que a barreira na rua foi alvo de ataques em resposta a uma operação militar durante a noite contra desertores abrigados numa granja nos subúrbios de Maarat al-Numaan.
Maarat al-Numaan foi um centro de resistência contra o pai de Assad, o falecido presidente Hafez al-Assad, nos anos 1980, quando as suas forças reprimiram revoltas islamistas e esquerdistas contra seu governo, matando centenas de milhares de pessoas.