Vive-se um ambiente de verdadeiro caos na cidade da Beira devido a graves restrições no fornecimento de água canalizada que se registam desde último sábado devido a uma avaria na conduta adutora registada na zona da Manga, provocada pela empresa de telefonia móvel Movitel.
De acordo com um comunicado do Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG), o problema afecta igualmente o município do Dondo. A situação está a tornar-se crítica até para manter higiene particular e pública na urbe. Muitas famílias estão a recorrer a fontes alternativas, sem garantia de qualidade, para conseguir mínima quantidade de água para consumo.
Segundo o jornal Diário de Moçambique, a situação torna-se bastante complicada na zona cimento da Beira, onde quase não existem poços como alternativa à obtenção de água. Cenário idêntico já não se verifica nas zonas periféricas da urbe como Manga e Inhamizua, devido a existência de poços.
Noutros anos, por esta altura do ano, a cidade da Beira tem registado eclosão de cólera o que poderá acontecer a qualquer momento, tendo em conta a falta de água potável para as necessidades mais básicas dos beirenses.