O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, considera que o sector de turismo contribui para o reforço da Unidade Nacional e da convivência entre os moçambicanos. Guebuza defendeu este ponto de vista numa mensagem endereçada a todos os intervenientes deste sector, por ocasião do Dia Mundial de Turismo, que assinalou-se esta terça-feira, 27 de Setembro.
Segundo o Chefe de Estado moçambicano, esta contribuição é marcante no que tange a geração de postos de trabalho, produção de receitas e na dinamização da actividade social e económica em cada um dos espaços geográficos de Moçambique, “sendo então um factor de luta contra a pobreza”.
“Exortamos a todos os cidadãos moçambicanos para que continuem a pautar pela atitude positiva, sobretudo, o orgulho da moçambicanidade, mostrando a beleza da nossa cultura, a riqueza da nossa Historia e da Geografia e recortes panorâmicos”, refere Guebuza, na sua mensagem.
Este ano, as celebrações decorrem sob o lema “Turismo, ligando culturas”. Neste contexto, Guebuza disse ser mais uma oportunidade para apreciar o papel do turismo na dinamização da interacção entre povos e culturas de diferentes partes do Planeta.
“É, em especial, graças ao turismo que cidadãos de vários quadrantes do mundo entram em contacto directo com a parte cultural tangível – artes e monumentos – e com a parte intangível – música, dança e cultura”, afirma o estadista mocambicambicano.