O australiano Casey Stoner ficou um passo mais próximo do título mundial da MotoGP após o Grande Prêmio de Aragão este domingo. O campeão de 2007 largou na pole depois de estabelecer o recorde de volta mais rápida nos treinos classificatórios, e após cair brevemente para a terceira colocação retomou a dianteira na segunda volta e deixou o resto dos pilotos para trás.
Sob um céu enevoado e ventos fortes, Stoner e Pedrosa quase colidiram antes da primeira curva, e Ben Spies aproveitou para assumir a liderança, mas não a manteve por muito tempo. Stoner retomou a dianteira e terminou mais de oito segundos à frente de Pedrosa, e 14 adiante de Lorenzo.
O ex-campeão Valentino Rossi cruzou em décimo após ser forçado a largar das boxes com uma penalidade de dez segundos por usar um sétimo motor na corrida. Os pilotos só podem usar seis por temporada.
O espanhol Dani Pedrosa, companheiro de equipe de Stoner na Repsol Honda, reclamou a segunda colocação pela terceira vez consecutiva, enquanto o detentor do título Jorge Lorenzo cruzou em terceiro com sua Yamaha.
Faltando quatro provas, o líder do campeonato Stoner subiu para 284 pontos e ampliou a sua vantagem sobre o segundo colocado Lorenzo para 44 pontos. “Tivemos uma corrida difícil em San Marino (onde Stoner chegou em terceiro duas semanas atrás), mas conhecíamos o problema, a moto estava boa o suficiente mas eu estava cansado”, disse Stoner à TV espanhola. “Mas neste final de semana a moto estava boa, eu estava bem e tudo foi perfeito.”
Stoner afirmou que as preocupações dos pilotos com a radioatividade do desastre nuclear de Fukushima em março foram superadas antes da prova do Japão no dia 30 de setembro. “Parece que está tudo certo para o Japão,” disse ele. “Levantamos tanta informação quanto pudemos e realmente não há razão para não irmos para lá. Três meses atrás era diferente, mas acho que todos estarão lá.”