Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Criação da IBM: primeiro computador pessoal completou 30 anos

Há três décadas, a empresa americana IBM lançou um produto considerado o primeiro computador pessoal (PC, na sigla em inglês), e deu início a uma nova era na indústria de tecnologia de consumo.

A 12 de Agosto de 1981, numa conferência de imprensa na cidade de Nova York, a empresa anunciou o IBM Personal Computer (IBM 5150), por um preço de 1.565 dólares. Duas décadas antes, um computador IBM custava 9 milhões de dólares, precisava de 1 km² de espaço, ar condicionado e uma equipa de 60 pessoas para operá-lo.

O modelo 5150 transformou-se no primeiro dispositivo da era do PC, que, segundo empresas como a Apple, está a morrer por causa da popularização de dispositivos móveis como smartphones e tablets. No entanto, o PC continua a ser uma parte importante de todos os dados digitais, além de ser um importante meio de entretenimento.

Apesar de ser o criador da era do PC, a IBM abandonou a sua fabricação em 2005, quando decidiu vender esse sector de negócios à chinesa Lenovo e concentrar-se somente em serviços.

“Esse computador é para todos os que sempre quiseram um sistema pessoal no escritório, no campus universitário ou em casa. Nós acreditamos que a sua performance, fiabilidade e facilidade de uso o tornam o mais avançado e acessível computador pessoal do mercado”, afirmou o vice-presidente da IBM, C. B. Rogers, no comunicado de imprensa distribuído no dia do lançamento.

Rodando uma versão do sistema operacional Microsoft BASIC, a versão mais barata do computador vinha somente com teclado – já que ele podia usar a televisão como monitor –, sem drive de disquete e com apenas 16 kB de memória RAM.

“Em 1981, quando a IBM lançou o primeiro PC, quem acompanhava a computação pessoal viu de repente uma grande oportunidade de negócio. Bill Gates e Steve Jobs encontram-se entre os pioneiros do computador pessoal que não poderiam ter facturado no começo se não fosse pelas invenções da IBM que os ajudaram a construir os seus negócios”, afirmou a IBM.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!