Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Tocando na nuvem

Você tem uma banda musical? Então aprenda a divulgar o seu som pelos quatros cantos da web. Foi-se o tempo em que, para fazer sucesso, era preciso ter uma música nas paradas (e uma poderosa gravadora). Artistas como Arctic Monkeys e Lily Allen alcançaram fama graças à qualidade das músicas e a uma ajudinha do MySpace.

Muitos músicos têm feito sucesso na world wide web mesmo antes de gravar os seus discos. Além das redes sociais com espaços como as fan pages do Facebook e a agenda do Last.fm, há opções para interagir online com os fãs e distribuir, cobrando ou de graça, as músicas para download ou streaming.

Plataforma de lançamento

Se você quer criar um espaço para publicar as suas músicas como se fosse um site pessoal, o Bandcamp. com é boa opção. A página inicial é intimidadora, mas o site oferece ferramentas simples para personalização do visual e disponibiliza as músicas por álbuns.

É possível configurar as músicas para que possam ou não ser baixadas pelos seus fãs – além de cobrar por elas, estipulando um valor para cada faixa ou para o álbum. Relatórios mostram as mais ouvidas ou descarregadas. Não existem limitações de uso para contas gratuitas, mas caso você decida vender os seus êxitos, o Bandcamp fica com 15% do valor arrecadado.

Propague o som

Twitter, Orkut e Facebook são os melhores amigos de uma banda iniciante. Para não precisar de entrar em todas as redes sociais cada vez que for anunciar algo, use o SoundCloud.com. Ele permite a publicação rápida das músicas num endereço fixo e fácil de espalhar.

É possível incorporar uma música em blogs alheios por meio de um aparelho embutido. Para enviar as músicas, basta criar uma conta e clicar no botão Upload & Share. Além de aceitar diversos formatos, é possível gravar um áudio usando o microfone do computador. Para iPhone, existe um app do Soundcloud que, com excepção do upload de músicas, possui as mesmas funções do site. Mas o serviço suporta só duas horas de áudio na versão gratuita.

O seu espaço mais bonito

O MySpace já foi a rede mais popular do mundo. É possível adicionar e mandar mensagens aos fãs e criar um aparelho que toca e baixa as músicas. Esse aparelho é simples e não organiza as faixas por álbuns, mas resolve um problema por carregar com rapidez e funcionar bem em todos os navegadores.

Por dentro do last.Fm

Existe muita gente a ouvir o Last.fm. Que tal colocar as suas faixas lá? Para isso, é preciso que alguém tenha ouvido a música com o software do Last.fm ativo no PC. Aí um perfil da banda e as músicas ficam no portal. Os usuários podem colocar a descrição e as fotos no perfil.

É possível fazer um cadastro de artista (lastfm. com/uploadmusic), mas isso não é imediato. A equipa do Last.fm verifica os dados. Depois, é possível ver estatísticas das músicas mais ouvidas e ter faixas para download gratuito.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!