O primeiro avião do mundo feito numa impressora 3D foi criado pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, e levantou voo há duas semanas. A aeronave não tripulada voa com um motor eléctrico e ficou pronto em poucas semanas após a elaboração do projecto inicial.
O avião, chamado SULSA – Southampton University Laser Sintered Aircraft, foi criado com uma impressora EOS EOSINT P730, que constrói os modelos tridimensionais de plástico ou metal a partir da deposição de sucessivas camadas, segundo o site Gizmag.A aeronave foi impressa em partes, que foram montadas em poucos minutos e sem a necessidade de ferramentas especiais. Com mais de 2 m de asa a asa, o SULSA pode atingir velocidades de até 160 km/h com um motor eléctrico e piloto automático e, quando em cruzeiro, pode ser bastante silencioso.
Os pesquisadores afirmam que a grande vantagem de fazer aeronaves desta forma é que os engenheiros podem levar apenas alguns dias ou semanas para ir de um modelo digital até um modelo real, pronto para voar.
Com os métodos tradicionais, são necessárias ferramentas e máquinas especialmente desenvolvidas para a produção dos modelos, o que leva tempo.
De acordo com o site Geeky-Gadgets, a velocidade com que os aviões deste tipo podem ser fabricados poderia ser de grande utilidade para fãs de aeromodelismo ou até mesmo para os militares.