Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Arroz do distrito de Matutuine com certificado internacional

Uma nova variedade de arroz produzida no distrito de Matutuine, província do Maputo, acaba de ser certificada pelo Instituto Internacional de Investigação de Arroz (IRRI), um organismo da família da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os ensaios da nova variedade resultaram numa produção que varia entre sete e nove toneladas por hectare de arroz, “produzido com padrões internacionais de qualidade”, segundo o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), instituição responsável pela introdução e ensaios no país da nova variedade de arroz.

Antes da introdução desta nova variedade, Matutuine produzia uma média de apenas duas toneladas de arroz por hectare, segundo o IIAM, realçando que a nova variedade destaca-se por ter “um grão longo e atractivo, bom gosto e maior capacidade de resistência a doenças”.

Sem ainda datas marcadas, o novo tipo de arroz será testado também noutras regiões de Moçambique visando apurar o seu nível de adaptabilidade e disseminação por associações de camponeses e agentes económicos espalhados pelo país.

No global, estão a ser testados no distrito de Matutuine cerca de 18 diferentes variedades de arroz visando apurar a viabilidade do produto para a sua produção em grande escala, de acordo ainda com o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique, acrescentando que a medida insere-se nos esforços visando a redução dos níveis de importação deste cereal.

O processo de investigação de novas variedades de arroz, em Matutuine, conta com o apoio da Fundação Bill & Melinda Gates e da Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!