O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, recebeu, Sábado, em Maputo, as cartas credenciais dos embaixadores do Reino da Bélgica e da República da Coreia, Johan Maricou e Kwang-Chul Lew respectivamente.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, disse, no final da cerimónia havida na Presidência da República, que os países cujos embaixadores foram sexta-feira acreditados têm excelentes relações de amizade e cooperação que poderá registar dinamismo cada vez maior.
Segundo Baloi, o reino da Bélgica é um parceiro tradicional com intervenções fortes em sectores especiais como a saúde, na formação com maior enfoque na reforma do sector público, no domínio económico traduzido no apoio ao orçamento e também com algum apoio na área da agricultura.
Aliás, o apoio belga ao Orçamento do Estado cifra actualmente os dois milhões de euros que vão aumentar para provavelmente cinco milhões dentro dos próximos anos.
Em relação a República da Coreia, o chefe da diplomacia moçambicana disse tratar-se de um parceiro que vem intervindo mais crescentemente no país e as relações com Moçambique tem estado a registar um forte dinamismo em diversas frentes.
A Coreia tem intervenções na área de infra-estruturas, educação e saúde, porquanto já está no sector da energia e dentro deste sector mais particularmente no domínio da energia solar.
O gigante emergente da economia asiática tem, segundo Baloi, interesse em colaborar e apoiar o país no ramo da segurança pública e no sector privado o seu enfoque vai para a área de minas.
O embaixador belga continuará radicado em Pretória, capital política sulafricana, enquanto o novo representante da diplomacia coreana estará em Harare.