O Programa de Apoio a Competitividade e Desenvolvimento do Sector Privado (PACDE) recebeu um total de 444 candidaturas para a obtenção de subsídios, através do Mecanismo de Subsídios Empresariais (MESE). Daquele total, 84,5 por cento provém de empresas e 15,5 por cento de associações empresariais e profissionais. Um comunicado do PACDE, que a AIM teve acesso, Segunda-feira, refere que o número de candidaturas excedeu em 120 por cento o número máximo esperado, tendo em conta a capacidade de gestão dimensionada para aquele mecanismo.
Assim, regista-se um atraso no ‘desenvolvimento das diligências necessárias para a aprovação das actividades propostas’. O Programa está a procurar reforçar a unidade mas o “procurement” carece de tempo para concretizar esta “necessidade urgente”.
A “Primeira Janela de Oportunidades” para a apresentação das propostas em Mese’ questão decorreu entre 28 de Fevereiro e dez de Junho do corrente ano. O Programa está já a envidar esforços para responder em tempo útil as necessidades da comunidade empresarial.
“Conhecido o nível de procura do programa, o PACDE compromete-se a reforçar-se para melhor responder, em tempo útil, as necessidades da comunidade empresarial”, sublinha o comunicado.