Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Matola: operacionalização dos transportes urbanos constitui um desafio

A criação e operacionalização da empresa dos transportes públicos urbanos na cidade da Matola exige das autoridades locais um redobrar de esforços para que a iniciativa traga benefícios reais a população.

Este sentimento foi manifestado, Segunda-feira, pelo Primeiro Secretário da Frelimo ao nível da Cidade da Matola, Moisés Mutimba, na abertura da IX sessão ordinária deste órgão do partido no poder.

Segundo Mutimba, tanto o Conselho Municipal quanto o governo da Cidade da Matola têm de promover um contacto permanente com as populações com vista a definir, não só as tarifas a aplicar e rotas para a circulação dos autocarros, mas também identificar as acções mais viáveis para a operacionalização da nova empresa de transportes urbanos da Matola.

“Não olhemos com superficialidade este assunto dos transportes”, disse Mutimba, recordando os distúrbios de Setembro do ano passado como tendo sido motivados pela situação de transportes.

No caso vertente da Matola, segundo ele, é urgente que se tome em conta a questão de infra-estruturas, particularmente no que diz respeito a reabilitação das vias de acesso.

Actualmente, o Município da Matola depara-se com sérios problemas de vias de acesso, situação que poderá afectar negativamente as operações da nova empresa de transportes públicos urbanos.

O governo moçambicano aprovou, mês passado, um decreto que extingue a empresa dos Transportes Públicos de Maputo (TPM) e regula a transferência dos seus recursos para os municípios de Maputo e Matola. A luz deste desta medida, os dois Municípios deverão criar suas próprias empresas de transporte público urbano.

Entretanto, nesta IX sessão, o Comité da Cidade vai debater, entre vários temas, o relatório do Secretariado deste órgão, o Relatório do gabinete de Preparação do X Congresso do partido, bem como os relatórios das bancadas da Frelimo na Assembleia Municipal e Provincial.

Para alem destes temas, o destaque vai para o Informe sobre as Actividades do Conselho Municipal e do Governo da Cidade da Matola.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!