Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Projectos de investigação cientifica e inovação já produzem resultados

Os projectos de investigação científica e inovação, em curso em Moçambique, já estão a contribuir para a melhoria da produção através da introdução de novas tecnologias nas várias áreas de produção, gerando benefícios significativos para as comunidades.

Venâncio Massingue, ministro da Ciência e Tecnologia, anunciou o facto no decurso do Conselho Coordenador da sua instituição, que decorre, de Quarta-feira até sexta-feira, no distrito de Boane, província de Maputo, sublinhando que os referidos projectos também estão a gerar uma maior dinâmica na ciência.

“A inovação e a transferência tecnológica reflectem-se na melhoria de vida das comunidades nas áreas tais como agricultura, veterinária, saúde, educação e recursos minerais”, disse o ministro.

Neste encontro, que decorre sob o lema “Ciência, Tecnologia e Inovação Rumo a Revolução Tecnológica e de Conhecimento”, os quadros do Ministério da Ciência e Tecnologia, vão abordar vários temas, incluindo o grau de cumprimento do Plano Estratégico do sector nas suas mais variadas vertentes.

“Ao longo dos últimos anos cinco anos constatamos com satisfação o uso e expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) e da rede do Governo Electrónico aos mais diferentes níveis, assim como o número de Centros Multimédia Comunitários (CMC)”, destacou Massingue.

Estas acções representam, segundo Massingue, uma importante contribuição para o cumprimento dos objectivos da reforma do Sector Público em curso no país, de servir cada vez mais e melhor o cidadão.

A revolução tecnológica e do conhecimento não são, segundo Massingue, um fim, mas sim um meio que vai fornecer as ferramentas para a busca de soluções e respostas aos vários desafios que Moçambique enfrenta nas áreas de agricultura, saúde, educação, entre outras.

O ministro reconheceu a necessidade de o sector melhorar a coordenação das acções de todos os intervenientes com vista a criar um ambiente cada vez mais favorável a inovação, geração e disseminação do conhecimento, factores indispensáveis para o desenvolvimento do país.

“Temos que garantir que a Ciência, a Tecnologia e a Inovação contribuam cada vez mais para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e para o desenvolvimento sustentável de Moçambique”, realçou.

Para o alcance destes objectivos, o Ministério da Ciência e Tecnologia estabeleceu o Estatuto e Carreira para maior valorização dos profissionais da área de investigação.

Sobre a formação de recursos humanos, o ministro disse que foi aprovado um plano, através do qual o MCT tem vindo a formar quadros moçambicanos nos níveis de Mestrado e Doutoramento, estando também em implementação o programa de iniciação científica destinada a formação de jovens nacionais.

Massingue realçou a importância das infra-estruturas, tendo destacado a construção do Centro de Investigação e Transferência de Tecnologias Agrárias Moçambique/China de Boane, do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Etnobotânica de Namaacha e a Construção do Parque de Ciência e Tecnologia de Maluana, todos na província de Maputo como exemplos dos avanços alcançados.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts