Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Electrificação vai abranger 108 distritos até finais do ano no país

Pelo menos 108 distritos estarão ligados à Rede eléctrica Nacional (REN) até finais do presente ano, como resultado de investimentos em curso realizados pela empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM).

Neste contexto, segundo o Presidente do Conselho de Administração da EDM, Manuel Cuambe, mais sete sedes distritais foram ligadas à Rede Eléctrica Nacional no primeiro semestre deste ano, número que perfaz 102 sedes distritais já electrificadas.

Trata-se das sedes dos distritos de Quissanga, Mocímboa da Praia, Muidumbe, Nangade, Palma, Mueda e Meluco, na província nortenha de Cabo Delgado.

Cuambe falava, Quarta-feira, em conferência de imprensa, a margem da Reunião de Prestação de Contas ao Conselho de Administração pelos Centros de Negócios e Suporte da EDM, que decorre no Município da Matola, província de Maputo.

Para o segundo semestre, a EDM espera electrificar mais seis sedes distritais, nomeadamente Mongincual e Lalaua, na província nortenha de Nampula, Lugela na Zambézia (Centro), bem como Funhalouro e Mabote, na província de Inhambane, Sul do país. Isto permitirá que 70 mil novos consumidores tenham acesso a rede eléctrica nacional.

Com a ligação a REN destes seis sedes distritais, Moçambique contará, até finais de 2011, com 108 sedes distritais, das 128 existentes.

No conjunto, segundo o PCA da EDM, foram efectuadas, ao longo do primeiro semestre do presente ano 67.483 novas ligações, que corresponde a um crescimento de 10 por cento em relação ao mesmo período do ano passado.

Com estas ligações, o saldo de clientes da EDM atingiu 921.704, o que corresponde a 17 por cento de crescimento comparativamente ao ano anterior.

Em 2010, a EDM contava com um total de 790 mil consumidores. Para o alcance destes resultados, a EDM investiu 63 milhões de dólares norte-americanos (cerca de 1,8 biliões de meticais), durante o período em análise, sendo 18 milhões de dólares para acções de melhoramento da rede de distribuição e os restantes 45 milhões para a expansão e aumento da capacidade de distribuição.

Sobre as realizações do primeiro semestre de 2011, Cuambe destacou a abertura de um concurso para a reabilitação das Centrais Hídricas de Mavuzi e Chicamba, com garantia financiamento na ordem de 54 milhões de dólares norteamericanos.

Ao longo do semestre em referência, a EDM esteve envolvida na preparação e configuração do sistema Credelec (sistema de pagamento de electricidade pré-pago) para a implementação do Credelec-On Line, que poderá entrar em funcionamento no segundo semestre do ano corrente.

“No âmbito de melhoria de atendimento ao cliente está na fase conclusiva a construção do edifício sede que servirá igualmente para o melhoramento de atendimento aos clientes da área de distribuição de Mocuba”, explicou o PCA da EDM.

Na componente social, a EDM construiu, durante o período em referência, um novo posto médico na Área de Distribuição de Quelimane (Centro do país) para os seus trabalhadores e respectivas famílias.

O mesmo foi inaugurado na semana passada. Igualmente, a empresa realizou a monitoria dos Planos de Acção de divulgação dos métodos de prevenção e combate ao HIV/SIDA.

Para garantir a higiene e segurança no trabalho, a EDM aplicou cerca de 2,7 milhões de meticais na aquisição de equipamento de protecção individual. Antes da reunião da Matola, a EDM realizou, semana passada, uma outra desta natureza na capital provincial da Zambézia, Quelimane.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts