Na manhã desta quarta-feira, várias pessoas foram obrigadas a abandonar de emergência as instalações do Centro Comercial, Shoprite, na cidade da Nampula, quando um incêndio de proveniência desconhecida deflagrou no armazém do supermercado.
As chamas, que não chegaram a se alastrar para outros compartimentos, sobretudo o local onde estão exposto os produtos para a comercialização, devoraram (quase) todo o stock e foram controladas pelo Corpo de Salvação Pública solicitado de imediato para combater as labaredas.
O Corpo de Salvação Pública provou mais uma vez a ineficiência em lidar com situações do género, tendo sido socorrido pelos bombeiros do Aeroporto de Moçambique e homens das Forças Armadas de Moçambique. Além de inexistência de meios, vezes sem conta faltou água para debelarem as chamas, tendo-se optado por garrafas de água mineral que escaparam da fúria do fogo.
Ainda não são conhecidas as causas do incêndio, presumindo-se apenas que tenha sido causado por um curto-circuito. Também há suspeita de ter sido provocado pelo aquecimento das garrafas de cloro guardadas próximo ao sistema eléctrico no armazém.
Os funcionários do Shoprite dizem que ainda é prematuro quantificar os estragos causados pelo incêndio.