Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Maputo: plano de zoneamento e protecção ambiental vai ao debate

A capital moçambicana, Maputo, acolhe esta quarta-feira, um seminário sobre o desenho e implementação de um Plano de Zoneamento e Protecção Ambiental para o mangal do Bairro da Costa do Sol, arredores da urbe.

O evento está inserido nos esforços para minimizar a vulnerabilidade da cidade de Maputo a inundações, ciclones e efeitos anormais resultantes da subida do nível do mar.

Promovido pelo Conselho municipal da Cidade de Maputo, este encontro tem por objectivo fundamental colher contribuições para o melhor desenho, implementação e monitoria do Plano de Zoneamento e Protecção Ambiental para o referido mangal, que tem sido alvo de destruição por comunidades, para diversos fins, incluindo a energia lenhosa.

A cidade de Maputo, devido à sua localização geográfica ao longo do litoral, é particularmente vulnerável a eventos extremos tais como inundações, ciclones e efeitos que resultam da subida do nível do mar.

Aliás, neste contexto, os piores cenários demonstram enormes implicações em custos de recuperação e reconstrução, se nenhuma medida de mitigação e/ou adaptação às mudanças climáticas for rapidamente tomada e com maior impacto sobre as camadas urbanas mais empobrecidas da urbe.

Refira-se que em Maio de 2010, o Município de Maputo assinou um acordo de cooperação com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos-UN-HABITAT, sobre o projecto “Iniciativa Cidades e Mudanças Climáticas”, para responder aos desafios deste fenómeno, neste município.

O projecto visa prestar assistência ao Município de Maputo a responder de forma adequada ao fenómeno das mudanças climáticas e criar capacidades institucionais para o desenvolvimento de políticas, estratégias e planos adequados, bem como dotar as autoridades municipais de ferramentas e métodos apropriados para adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas a nível local.

Durante o encontro, serão apresentados temas sobre a importância do mangal em geral e do zoneamento e protecção ambiental do mangal do bairro da Costa do Sol, para além do plano de zoneamento versus Plano de Pormenor, entre outros.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *