Em 2012, o Norte do município da cidade da Matola deverá tornar-se em Zona Económica Especial para acolher empreendimentos de grande dimensão a serem desenvolvidos por investidores da Itália, Reino Unido, Portugal, Índia e África do Sul.
Eles têm vindo a mostrar “vivo interesse” em estabelecerem naquela região seus projectos, segundo Arão Nhancale, presidente do Conselho Municipal da cidade da Matola, falando na última sexta-feira ao Correio da manhã.
O populoso bairro de Matlemele será um dos locais a ser abrangido pela nova Zona Franca da Matola, segundo ainda Nhancale, realçando que o desiderato insere-se na estratégia visando acelerar o desenvolvimento socioeconómico da região.
Para o efeito, decorrem desde inícios de 2011 trabalhos de inventariação e requalificação dos locais exactos que deverão acolher empreendimentos industriais com beneficios fiscais, ficando, entretanto, as actividades de licenciamento e certificação das empresas a cargo do Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (GAZEDA), instituição subordinada ao Ministério de Planificação e Desenvolvimento (MPD).
A concretizar-se o projecto, a província do Maputo vai contar com a sua segunda Zona Económica Especial, sendo a primeira localizada no Parque Industrial de Beluluane, distrito de Boane.