O Governo moçambicano, representado pelo Ministro das Finanças, Manuel Chang, vai assinar, nos próximos dias, novos acordos de financiamento com o Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID) e o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África (BADEA).
Segundo uma nota do Ministério das Finanças, hoje recebida pela AIM, os acordos vão ocorrer à margem da 36/a reunião anual do BID a decorrer esta semana em Jeddah, Arábia Saudita.
A nota refere que o BID vai conceder 11,9 milhões de dólares norte-americanos (USD), o equivalente a cerca de 342,1 milhões de meticais, para o financiamento de um projecto de abastecimento de água e saneamento nas províncias de Cabo Delgado e Gaza, Norte e Sul do país, respectivamente.
O BID vai ainda doar 312.500 USD (cerca de 8,9 milhões de meticais) para o projecto de revitalização do Instituto Nacional do Algodão.
Enquanto isso, o BADEA vai disponibilizar 10 milhões de USD (287, 5 milhões de meticais) para a construção e equipamento de duas escolas e institutos técnicos nas províncias de Cabo Delgado e Niassa, Norte de Moçambique.
O comunicado refere, igualmente, que será assinado um acordo de financiamento para a construção de institutos agrários em Gaza (Sul) e Manica (Centro), no valor de 9 milhões de dólares.
Para alem do Ministro das Finanças, a delegação moçambicana na 36ª reunião anual do BID inclui o Governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove, entre outros quadros. Moçambique aderiu ao BID, em 1995.