Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Estado amealha 500 milhões de meticais em 2010

Cerca de 500 milhões de meticais foram recebidos, em 2010, pelo Estado moçambicano resultantes de contribuições de seis companhias petrolíferas a operar no país e destinados ao pagamento de impostos, segundo fonte competente do Ministério dos Recursos Minerais.

Em termos da contribuição do sector mineiro moçambicano para o Produto Interno Bruto (PIB), o coordenador nacional da Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva (ITIE), Benjamim Chilengue, revelou rondar nos cerca de 5%, salientando que a taxa é ainda muito módica, tendo em conta o número ainda reduzido de firmas já a operar.

Chilengue estimou em 12 companhias petrolíferas autorizadas a operar em Moçambique, das quais cerca de metade já está a desenvolver as suas actividades produtivas.

Venda ilegal de licenças de exploração mineira

Benjamim falava esta quinta- feira, no Maputo, a jornalistas de vários órgãos de informação baseados na cidade do Maputo participantes num seminário organizado pelo Ministério dos Recursos Minerais e destinado à recolha de subsídios de enriquecimento da Lei de Minas que está a ser revista.

Também estão a ser revistos o Regulamento da Lei de Minas, a Lei sobre Política Geológica e um outro dispositivo legal sobre Contrato Modelo Mineiro.

O documento contendo a nova Lei de Minas deverá ser depositado na Assembleia da República (AR) para debate e aprovação até finais de 2010, segundo Marcelina Joel, da Direcção Nacional de Minas.

A revisão visa acabar com casos de transacção ilegal de licenças de exploração dos recursos minerais por nacionais a estrangeiros, cuja prática tende a generalizar-se, segundo Marcelina Joel.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts