Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Devemos apostar nas plantas para reduzir problemas ecológicos

O Presidente da República, Armando Guebuza instou, quarta-feira, a toda população moçambicana no sentido de continuar a apostar no plantio de árvores de fruta e de sombra, como forma de contribuir na redução dos problemas ecológicos no país e no mundo, em geral.

Guebuza formulou este apelo durante um comício popular no posto administrativo de Imala, distrito de Muecate, no prosseguimento da sua visita de cinco dias à província de Nampula.

De acordo com o Estadista moçambicano, os programas “ Um aluno, uma planta” e “Um líder, uma floresta”, introduzidos recentemente pelo governo, visam fazer face às mudanças climáticas, assegurando, deste modo, protecção da natureza, através do processo de reflorestamento.

Tal como em todos os locais visitados, Guebuza procedeu ao plantio de uma árvore no posto administrativo de Imala, uma pratica que, segundo recomendou, deve ser replicada em todas as comunidades. Nós queremos resolver alguns problemas da humanidade. Por isso que plantamos árvores em todos os locas por onde passamos. Explicou Guebuza à população de Imala.

O posto administrativo de Imala cobre uma área de 1.464 quilómetros quadrados, com um universo de 39.694 habitantes. A região é considerada rica na produção de diferentes variedades de madeira.

Para além dos recursos florestais que, muitas vezes, são explorados de forma desregrada, Imala é descrita como modelo na produção de culturas alimentares e de rendimento, com destaque para castanha de caju, milho, algodão, amendoim, soja e gergelim.

Para ultrapassar algumas das inquietações , a população pediu ao Chefe do Estado a instalação de unidades de processamento de madeira e castanha de caju.

Entrento, a falta de energia eléctrica da rede nacional, de água potável, de uma ambulância no centro de saúde local constituem algumas das principais preocupações de Imala.

Guebuza voltou a apelar para um maior empenhamento no trabalho e na preservação da paz, sublinhando que não devemos usar a nossa inteligência e capacidade para a destruição. Para o mais alto dirigente da nação moçambicana , os conflitos devem ser resolvidos por via do diálogo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts