Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Queda do investimento estrangeiro em Moçambique

O Investimento Directo Estrangeiro ( IDE) em Moçambique caiu pouco mais de 40 por cento no primeiro trimestre deste ano, em comparação com igual período do ano passado.

De acordo com dados do Centro de Promoção de Investimentos (CPI) citados pelo “O País”, Moçambique registou um IDE de 79 milhões de dólares no primeiro trimestre do presente ano, contra 139,5 milhões aprovados em igual período do ano passado. Este período foi marcado pela redução do investimento europeu, estando apenas Portugal e a França no ranking dos maiores investidores estrangeiros.

Aliás, nesse período, Portugal perdeu a posição de maior investidor estrangeiro em Moçambique, lugar agora ocupado pelas Maurícias, com um volume de negócios aprovado de 30,3 milhões de dólares. O segundo lugar do ranking é ocupado pelos Emiratos Árabes Unidos, com um volume de negócios de 23,1 milhões de meticais. Em igual período do ano passado, a Itália ocupou a posição do investidor número um, seguido da Espanha, no segundo lugar.

Entretanto, contrariamente ao IDE, o investimento nacional aumentou no primeiro trimestre na ordem de 82 por cento, com a totalidade de projectos aprovados pelo CPI no valor de 107,7 milhões de dólares. A maioria dos projectos nacionais aprovados é para os sectores da banca, seguros, indústria, hotelaria e turismo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!