A energia produzida a gás natural na central de Temane, província de Inhambane, sul de Moçambique, está a beneficiar 4.572 consumidores.
Os beneficiários são os moradores dos distritos de Vilankulos, Inhassoro e Mambone, em Inhambane, bem como Machanga, na província central de Sofala.
Segundo reporta o semanário Domingo, a sua edição desta semana, a energia que ilumina estes quatro distritos é produzida a partir do gás que é fornecido pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH).
“Antes de chegar à central, a Sasol recolhe o gás nas regiões de Temane e Pande, que eriormente processado e levado à África do Sul. Em Moçambique o produto chega através da ENH para a produção de energia na central de Temane” lê-se no jornal.
O projecto de produção de energia através do gás iniciou em 2007 com o objectivo de electrificar vias publicas e, fundamentalmente, fazer chegar aquele recurso às casas de varias famílias de baixa renda.
Volvidos qua t ro anos , os gestores do projecto fazem um balanço positivo e consideram haver necessidade de ampliar a capacidade de produção de energia para responder à demanda. Neste momento, a central tem uma capacidade de produção de 4.7 megawatts, tendo já sido atingidos 3.7 megawatts.