Boa tarde, Tina tudo bem? Eu gostava de saber quais os riscos que uma pessoa seronegativa pode correr ao fazer um filho com uma seropositiva? É porque eu e o meu namorado estamos a pensar em ter um filho.
Olá minha querida. Parabéns pela vossa coragem e determinação de ficarem juntos nas circunstâncias em que se encontram. Uma infecção pelo HIV é para mim uma infecção crónica e transmissível, e isso é o mais importante para vocês saberem, o resto são invenções sociais que aumentam a descriminação entre as pessoas.Mas há formas 1) de prevenção da transmissão do HIV, utilizando o preservativo feminino ou masculino e 2) de prevenção do SIDA (que é o estado em que o corpo perde a capacidade de lutar contra o HIV) que vivendo de forma positiva, como se diz (viver uma vida saudável, comer bem, repousar, tomar vitaminas recomendadas pelo/a médico/a).
Em primeiro lugar tens que saber que as chances de uma mulher grávida contaminar a criança ainda no útero é um facto, e acontece com aquelas mães que não sabem do seu estado, não estão informadas, e por isso não fazem o tratamento. A isso chama-se transmissão vertical. Entretanto, em Moçambique é OBRIGATORIO em todas os hospitais, postos e centros de saúde fazer o teste do HIV as mulheres que vão ao Pré-natal Assim, quanto mais cedo a mulher inicia o seu Pre-natal, mais cedo também poderá aderir ao programa de Prevenção da Transmissão Vertical (chamam de PTV).
O médico ou outro agente de saúde vai informar a mulher quais são as suas opções de tratamento. O tratamento anti-retroviral é a única saída e pode ser feito durante a gravidez e parto (portanto, administrar ao bebé imediatamente após o nascimento). Força para vocês, e não façam nada sem consultar um/a medico/a.