A quantidade de agências bancárias autorizadas a operar no mercado moçambicano incrementou para 488 unidades até a primeira quinzena de Março de 2011, contra 17 balcões registados em igual período do mês anterior.
De acordo com o Banco de Moçambique, o número de agências de microbancos em actividade até a segunda semana do mês que hoje termina subiu para nove com o surgimento de duas novas agências, recentemente instaladas nas províncias nortenhas de Cabo Delgado e Niassa.
Por sua vez, o número de ATM aumentou em 41 unidades, atingindo 743, enquanto as POS subiram em 25, tendo alcançado o total de 4886 unidades no período em referência, de acordo ainda com aquele banco central, que salienta que o crescimento que se verifica no sector financeiro nacional surge em resposta aos apelos do Banco de Moçambique, visando uma maior bancarização da economia moçambicana.
Contudo, aquela instituição financeira refere que a maior parte das agências bancárias activas em Moçambique continua concentrada na cidade e província do Maputo, Sofala, Manica, Tete, Nampula e Cabo Delgado.