O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), Centro Zonal Nordeste, projecta, até 2012, arrancar com as obras de construção de um Laboratório dos Solos na província de Nampula.
Trata-se de um projecto de grande envergadura denominado “PROSAVANA” e enquadrado nos acordos de cooperação estabelecidos entre os governos de Moçambique, Brasil e Japão, cujos montantes, no entanto, não foram revelados.
Segundo Fernando Chitio, delegado do IIAM, o Laboratório de Solos terá a função de efectuar análises dos conteúdos nutricionais da terra, casos de potássio, fósforo e outros elementos afins considerados importantes para facilitar o processo de adubagem e consequente incremento da produção.
Chitio, que revelou estar projectado para breve o lançamento da primeira pedra da construção do referido empreendimento, deplorou a escassez de equipamento com que se debate o funcionamento do Laboratório de Ciências Animais.
O governador de Nampula, Felismino Tocoli, que esta terça-feira efectuou visita de trabalho para se inteirar o ponto de situação daquela instituição vocacionada ao melhoramento das sementes de cerais, mostrou-se satisfeito com os níveis de preparação da campanha agrícola 2011/2012.
Contudo, manifestou-se preocupado com aquilo que considerou falta de recursos humanos para responder satisfatoriamente à demanda dos próximos tempos, tendo, por isso, instado aos responsáveis do sector para, em coordenação com os governos provincial e central, encontrarem mecanismos para colmatar a situação.
De referir que as projecções do governo indicam que, actualmente, a produção familiar da província de Nampula estima-se em cerca de sete toneladas por hectare, o que requer dos produtores o incremento dos seus campos de produção e o uso das sementes melhoradas.