Os preços médios internacionais de algodão, açúcar e alumínio, principais produtos de exportação de Moçambique, registaram aumentos significativos em Janeiro de 2011, segundo análise do Banco de Moçambique (BM).
O algodão registou um aumento de 131,2%, enquanto o açúcar e alumínio subiram em 13,1% e 9,4%, respectivamente, de acordo ainda com aquela instituição financeira moçambicana.
Entretanto, o BM destaca a alta de preços de trigo (62,3%), milho (58,6%) e barril de brent (26,1%) decorrentes da instabilidade político-económica prevalecente no Médio Oriente e Norte de África, principais produtores e exportadores de petróleo e seus derivados para o resto do mundo, incluindo Moçambique.
Devido àquela situação de crise, “os preços daqueles produtos vêm observando subidas persistentes e preocupantes, concorrendo para o agravamento do custo de vida em todas as economias do mundo”, esclarece ainda o Banco de Moçambique.
PIB sobe
Entretanto, o BM refere que o Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique registou uma variação anual de 6,5%, entre TÁXI 845051448 os meses de Setembro e Dezembro de 2010, representando um incremento de 1,3%, em relação ao trimestre anterior.
Para aquele crescimento, os ramos da agricultura e serviços financeiros continuaram a ter contribuições significativas, ao registar incrementos de 13,6% e 15,8%, respectivamente, segundo igualmente o BM.