O Reino Unido, através do Alto Comissariado Britânico em Maputo anunciou que irá aumentar ao longo dos próximos anos o seu apoio ao desenvolvimento de Moçambique dos actuais 77 milhões de libras pa ra 85milhões de libras anuais.
Essa boa notícia foi tornada pública, segunda-feira, nas vésperas da visita que o Ministro britânico do Desenvolvimento Internacional (DFID) para África, Stephen O’Brien, efectua a partir de hoje até a próxima quinta-feira a Moçambique.
Fonte do Alto Comissariado Britânico em Maputo indicou que a visita de Stephen O’Brien a Moçambique tem em vista avaliar o impacto do programa de ajuda do Reino Unido em resposta aos desafios do desenvolvimento e de alívio da pobreza no país.
Segundo a fonte, durante a visita de dois dias, o Ministro britânico vai reunir-se com o Presidente da República, Armando Guebuza, para abordar questões chaves relacionadas com a cooperação bilateral e as prioridades do DFID em Moçambique, incluindo o apoio orçamental para os próximos anos.
A agenda do ministro inclui uma visita a projectos apoiados pelo DFID em Maputo e encontros com parceiros de desenvolvimento. O’Brien vai ainda deslocar-se a outras regiões do país, onde deverá encontrar-se com as autoridades provinciais e locais, bem como com os parceiros e beneficiários de projectos do DFID.
Refira-se, entretanto, que na sua cooperação com Moçambique, a semelhança do que contece com outros países sobretudo em vias de desenvolvimento, o Reino Unido está determinado em ver progressos na governação, incluindo na transparência, prestação de contas e no combate à corrupção, e uma rápida melhoria do ambiente de negócios. O Reino Unido representa um dos parceiros estratéegicos do Governo de Moçambique.