A província central de Manica poderá contar com mais três distritos, passando, deste modo, dos actuais nove para 12. Para o efeito, será desenvolvido um plano de redimensionamento territorial, a ser elaborado naquela província.
Deste modo, os postos administrativos de Vanduzi, Macate e Dombe, nos distrito de Manica, Gondola e Sussundenga, respectivamente, passarão a ostentar o estatuto de distritos. De acordo com Oliveira Amimo, porta-voz do conselho de coordenação provincial do Governo de Manica, o facto deve-se à larga extensão que os distritos em causa apresentam, para além do crescimento em termos de infra-estruturas e número populacional que os mesmo registam.
Amimo não avançou até quando os actuais postos administrativos passarão a ostentar o estatuto de distrito. “Isso não está dependente do governo provincial. Este órgão tem apenas a função de fazer o devido estudo e elaborar novos traços administrativos destes distritos e submeter à proposta para aprovação da Assembleia Provincial e este órgão, por sua vez, submeter às instâncias competentes, neste caso, o Ministério de Administração Estatal e a aprovação pela Assembleia da República”, disse a fonte.
Esta revelação foi feita semana passada na vila municipal de Catandica, no distrito de Báruè, no decurso do primeiro encontro do governo de Manica, que tinha em vista debater sobre a busca de uma rápida resposta face à crise que abala o mundo, dentre eles o aumento de custo de cereais e combustível.