Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Portucel devasta machambas e provoca guerra no Ile

Mesmo antes de abrir a referida fábrica de produção de papel nas províncias da Zambézia e Manica, a firma portuguesa denominada Portucel, já entrou em guerra com a população de onde vai trabalhar. No distrito do Ile, província da Zambézia, concretamente na localidade de Socone, aquela firma portuguesa pegou nas máquinas e destruiu machambas de camponeses, alegando que estes estavam dentro da área cedida para o plantio de eucalípto, matéria prima para a produção de papel.

Conforme noticia a RM, muitas culturas foram devastadas e a populacao daquele local diz não ter chegado a nenhum entendimento com a referida empresa. De acordo ainda com aquele órgão, as populações perderam esperança e estão já em pé de guerra com a Portucel.

As autoridades locais ligadas a área de agricultura confirmam a devastação de muitas áreas cultivadas. Embora não sabendo quantificar, as autoridades dizem apenas que o cenário regista-se em mais de dezasseis povoados daquela localidade, dai que conforme explicam, há que tomar medidas.

Já o governo provincial preocupado com esta situação, enviou já uma equipa para junto da população lesada e da firma portuguesa Portucel ver no terreno os possíveis danos causados e reportados pela população. Neste momento, a referida equipa está já a trabalhar e caso sejam encontrados os danos causados pela empresa, esta será responsabilizada e irá repôr tudo aquilo que danificou, garante uma fonte governamental citada pelo mesmo órgão.

Consulta pública

A consulta pública para a implantação deste projecto foi realizada no ano passado e por aquilo a que assistimos neste dia, os organizadores diziam que todos aspectos ligados com a agricultura estavam já acautelados. Em menos de um ano, ai vem as divergências com as comunidades. Tudo isso antes ainda da construção da referida fábrica para a produção de papel. Refira-se que o projecto da Portucel está avaliado em cerca de 120 milhões de dolares norte americanos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts