O Ministério da Educação (MINED) denuncia a existência de uma instituição de ensino superior a operar de forma ilegal no distrito de Zavala, província meridional de Inhambane, em Moçambique. Trata-se de uma universidade que lecciona cursos à distância no distrito de Zavala de nome “Mais que uma milha profunda em Moçambique, Teológico Superior à Distância”.
Em comunicado de imprensa o MINED afirma ter solicitado varias vezes os representantes desta instituição para apresentarem documentos comprovativos da autorização para o seu funcionamento, o que nunca chegou a acontecer. “A última vez que a referida Universidade foi notificada pela Direcção Provincial de Educação e Cultura de Inhambane, foi a 15 de Novembro de 2010, ao que os seus representantes nunca se dignaram a apresentar qualquer documento, mesmo depois de se terem comprometido a faze-lo”, lê-se no comunicado de imprensa.
Para as autoridades, o silêncio administrativo prevalecente sugere que esta instituição não possui os documentos solicitados e, por outro lado, indica a falta de idoneidade da mesma o que é mau para uma instituição do Ensino Superior.
“Por falta de idoneidade foi reportada a desistência da totalidade dos seus estudantes que já haviam procedido as suas inscrições, aconselhando-se a todos cidadãos para não se deixarem burlar por esta Universidade ilegal.
A Universidade “Mais que uma milha profunda em Moçambique”, Teológico Superior à Distância de Zavala não existe”, indica a fonte.
Enquanto isso, o MINED já autorizou a Direcção Provincial de Educação e Cultura de Inhambane a usar os dispositivos legais a seu dispor de modo a garantir e preservar o sector e os direitos dos cidadãos naquele território.