O Google anunciou na segunda-feira que cooperou com o Twitter durante o fim de semana para elaborar um sistema que permita aos egípcios enviar mensagens por telefone para o site de microblogging, contornando assim o bloqueio à Internet.
“Já é possível ‘twittar’ enviando uma mensagem telefónica para um dos seguintes números: +1 650 419 4196 ou +39 06 62 20 72 94 ou + 97 316 199 855. O serviço irá publicar instantaneamente a mensagem [no Twitter] utilizando a chave #egypt”, anunciaram os responsáveis do Google no blogue oficial do grupo norte-americano.
A mensagem refere ainda que “não é necessário qualquer tipo de ligação à Internet, as pessoas podem ouvir as mensagens através dos mesmos números ou em twitter.com/speak2tweet” . “Esperemos que isto contribua para ajudar os egípcios a manterem-se ligados nesta altura tão difícil”, acrescenta.
Na noite de segunda-feira foi bloqueado o último fornecedor de acesso à Internet ainda em funcionamento no Egito, o grupo Noor, cortando todas as comunicações do país com o resto do mundo.
A Internet e os telemóveis tiveram um papel decisivo no desencadear das manifestações contra o regime do presidente Hosni Mubarak, um movimento inspirado na “revolução de jasmim”, que derrubou, a 14 de janeiro, o presidente tunisino Zine El Abidine Ben Ali.