Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Assegurados 15 mil novos postos de trabalho no porto do Maputo até 2030

Cerca de 15 mil novos postos de trabalho estão assegurados, no porto do Maputo, até 2030, fruto de um investimento de cerca de 750 milhões de dólares norte-americanos pela companhia mista moçambicano-britânica e dos Emiratos Árabes Unidos Maputo Port Development Campany (MPDC), concessionária daquela infraestrutura.

O investimento destinase a viabilizar trabalhos de reabilitação, modernização e ampliação daquele objectivo económico, visando o aumento da sua capacidade instalada de manuseamento de carga diversa de 8,7 milhões de toneladas, em 2010, para cerca de 50 milhões de toneladas métricas, até 2030, segundo Jorge Ferraz, director-executivo da MPDC.

O tráfico marítimo deverá aumentar de 700 navios/ ano, em 2011, para 2500 navios, igualmente, até 2030, de acordo ainda com Ferraz, falando esta terçafeira durante a cerimónia solene de apresentação do plano-director da companhia para aquele período.

“O objectivo principal deste investimento tem em vista tornar mais competitivo o porto do Maputo a nível da região da África Austral”, vincou o director- executivo da MPDC, realçando que o esforço visa responder “ao acelerado crescimento económico da China e Índia”, países asiáticos apontados como estando, presentemente, “a correr muito para África, especialmente, para Moçambique, em busca de matéria-prima para as suas indústrias”.

O carvão e ferro constituem os dois principais atractivos da Índia e China, respectivamente, segundo ainda o dirigente da MPDC, cujo sócio maioritário é Portus Indico, com 51% de acções no porto do Maputo, cabendo à empresa pública Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique os remanescentes 49%.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts