A Polícia moçambicana (PRM) está ao encalço de uma quadrilha de assaltantes que tem vindo a praticar roubos na cidade de Maputo, particularmente no bairro da Malhangalene onde numa só noite perpetrou dois roubos a mão armada. A referida quadrilha é constituída por cinco bandidos ainda fugitivos que se dedicam a roubos de viaturas com recurso a armas de fogo.
Numa certa noite da semana passada, eles ameaçaram um indivíduo com uma arma de fogo do tipo AK 47 a quem depois roubaram uma viatura de marca “Nissan Fourteen”, sete mil meticais (cerca de 200 dólares americanos), quatro telemóveis e um relógio de pulso.
Na mesma noite e no mesmo bairro, um grupo de cinco bandidos ameaçou um indivíduo, roubando depois a sua viatura, diversos documentos pessoais e três telemóveis. “Tudo indica que se trata do mesmo grupo”, admitiu o porta-voz do Comando da PRM na cidade de Maputo, Orlando Mudumane, falando hoje durante o habitual briefing semanal com a imprensa.
Mudumane disse que a Polícia está a trabalhar no sentido de neutralizar estes assaltantes que tem vindo a semear pobreza e pânico na cidade de Maputo. Os roubos perpetrados por este grupo são dois do total de três registados durante a semana passada pela Polícia.
Segundo a Polícia, a cidade de Maputo registou, em toda a semana passada, um total de cinco casos criminais considerados relevantes, incluindo um homicídio voluntário e um furto qualificado.
Estes e outros casos resultaram na detenção de 41 pessoas, 28 dos quais por cometimento de crimes de furtos e roubos e outras 11 por homicídios e ofensas corporais.