Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Número de imigrantes ilegais atinge níveis alarmantes

O número de imigrantes ilegais que diariamente chegam a província de Nampula, Norte de Moçambique, já está a atingir níveis alarmantes, escreve o jornal “O País” na sua edição de, quinta-feira.

De acordo com esta publicação, estima-se que, diariamente, mais de cem estrangeiros chegam a Moçambique através da província de Nampula, sendo na sua maioria de nacionalidade somali e etíope.

O chefe de Relações Públicas no Comando Provincial da Polícia moçambicana (PRM) em Nampula, Inácio Dina, é citado como tendo dito que os imigrantes entram ao país com pedidos de asilo político devido a instabilidade política e insegurança alimentar que se vive nos seus respectivos países de origem.

Por exemplo, no período compreendido entre 25 de Dezembro e 1 de Janeiro corrente, o Centro de Refugiados de Maratane, em Nampula, recebeu 179 imigrantes estrangeiros, dos quais 112 somalis e 67 etíopes.

Dina disse ainda que outros 12 foram interceptados no distrito de Eráti, quando tentavam fazer a ligação Mocímboa da Praia, na província nortenha de Cabo Delgado, ao Centro de Maratane.

“Este grupo foi interpelado no dia 1 de Janeiro, no distrito de Eráti, em estado de saúde débil, o que estará na origem dos longos quilómetros percorridos a pé e sem a alimentação adequada. Mas foram imediatamente encaminhados ao centro de refugiados, onde estão a ser assistidos pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados, ACNUR”, disse Dina.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts