O Município de Nacala-Porto, o segundo mais importante da província de Nampula, terá um Estádio Municipal dentro em breve, um empreendimento para cuja construção a edilidade contará com um financiamento de um investidor considerado “forte”.
Segundo Chale Ossufo, presidente do município, a construção do projectado estádio é uma das “grandes apostas” em carteira que se pretende concretizar ainda no actual mandato da Frelimo.
Para o edil, já existe um parceiro “forte” interessado em financiar as obras de construção do estádio e outros encargos afins, facto que, segundo Ossufo, poderá ocorrer brevemente.
O edil não avançou a identidade desse parceiro, se é nacional ou estrangeiro, justificando ser ainda prematuro revelar isso e outros detalhes a constar do acordo que dará corpo ao projecto.
Ele acrescentou, contudo, ser um de tantos outros empresários, quer nacionais como estrangeiros, interessados em investir em Nacala-Porto e que a intenção resulta da procura de parcerias que ele tem feito interna e externamente.
O estádio terá a capacidade para três mil espectadores e terá relva sintética, tornando-se, por esta via, o terceiro do país depois do Estádio da Machava e do campo do Costa do Sol.
A escolha por relva sintética, de acordo com o presidente do Município de Nacala, assenta nos elevados custos exigidos para manutenção da relva natural.
O Estádio Municipal será uma maisvalia para o Conselho Municipal de Nacala, especificamente no que diz respeito à colecta de receitas, pois a equipa local que se qualificar para o “Moçambola” será obrigada a jogar nesse espaço, dado que em Nacala não existe um único campo relvado.
O Ferroviário de Nacala, que representou a província de Nampula no penúltimo “Moçambola”, era obrigado a deslocar–se à cidade de Nampula para realizar os seus jogos em “casa” no Estádio 25 de Junho, pertença do seu homónimo local.
Chale Ossufo reconhece o descontentamento com que a pretensão da edilidade será acolhida por parte de algumas equipas que têm campos, nomeadamente o Desportivo e o Ferroviário, principalmente esta última que vem adiando a sua intenção de relvar o seu recentemente construído. Temos consciência disso, mas temos que avançar.
Nacala deve ter um Estádio Municipal, o que para além de arrecadar receitas para o município, o mesmo será um bem dos munícipes, explicou Chale Ossufo.