O Standard Bank acaba de ser galardoado com o Prémio Excelência Empresarial de Combate ao HIVSIDA, Tuberculose e Malária, na categoria “Educadores de Pares e Sensibilização”, numa iniciativa promovida pela EcoSida.
A EcoSida é uma organização de empresas contra o HIV/SIDA filiada à Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), que tem estado a trabalhar em parceria com várias instituições privadas e públicas no processos de formação e divulgação da pandemia.
Na mesma gala realizada semana passada, em Maputo, a empresa Electricidade de Moçambique (EDM) também foi distinguida com o prémio excelência empresarial, mas na categoria de “melhor empresa em testagem e aconselhamento na área de HIV-SIDA”.
Para os gestores do Standard Bank, a distinção é o reconhecimento do esforço levado a cabo pelas empresas no combate ao HIV/SIDA no local de trabalho.
António Coutinho, administrador delgado do Standard Bank, revelou que a instituição alcançou “excelentes” resultados na campanha de luta contra a Malária e HIV/SIDA em 2010.
“Os resultados que alcançamos nas sessões de ginástica, nas palestras, nas actividades programadas nas agências e comunidades e ainda na campanha de HIV/ SIDA, são fruto da entrega e dedicação dos ‘Champions’” disse.
Coutinho acrescentou que “em 2011, deveremos estar preparados e motivados para enfrentar novos desafios com a mesma entrega e dedicação demonstrada este ano”.
Por sua vez, os gestores da EDM consideram que o esforço do Núcleo de HIV-SIDA da empresa contribui, em grande medida, para a disseminação de informação de prevenção e combate a esta pandemia, bem como para a não estigmatização dos colegas que padecem da doença.
O prémio Excelência Empresarial, que vai na sua primeira edição, tem como patrono o Chefe de Estado moçambicano, Armando Emílio Guebuza.