O Ministro da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue, visitou, Quarta-feira, o novo terminal internacional do Aeroporto Internacional de Maputo, inaugurado em Novembro último, para se inteirar do seu funcionamento, sobretudo na componente tecnológica.
Naquele local, o Ministro visitou o Centro de Processamento de Dados e toda a infra-estrutura electrónica que garante a operacionalidade do aeroporto.
Em declarações a imprensa, Massingue disse estar satisfeito com o que viu e que Moçambique está de parabéns pelo avanço tecnológico que se pode constatar naquele aeroporto.
Venâncio Massingue defendeu ser urgente a criação de sistemas de “backup” (cópias de segurança) para garantir o funcionamento do aeroporto no caso da ocorrência de qualquer eventualidade.
“Uma infra-estrutura tão complexa como esta precisa de um sistema de “backup” fora daqui para no caso de surgir de qualquer eventualidade o aeroporto não parar de funcionar” declarou.
Aquele dirigente frisou que o sistema tecnológico montado naquela infra-estrutura aeroportuária possui um grande potencial que vai requerer mais anos de preparação de técnicos moçambicanos para garantirem a sua operação.
“Os técnicos chineses e moçambicanos garantem a continuidade de funcionamento dos sistemas. Mas um ano é pouco para os moçambicanos se prepararem para lidar com esta complexidade tecnológica e, certamente, vale a pena se fazer uma outra programação. Moçambique está de parabéns por este avanço tecnológico” defendeu.
A visita daquele governante é fruto de um convite formulado pela empresa Aeroportos de Moçambique, que gere todas as infra-estruturas aeroportuária do país, para se inteirar sobre o potencial tecnológico disponível naquele local e avaliar a organização de tais sistemas.
De referir que Massingue visitou o aeroporto logo após o seu desembarque vindo de Londres, no Reino Unido, uma esteve a participar numa reunião sobre parceria inteligente.