Operadores do comércio informal, cujas barracas foram destruídas pela acção do fogo, em 4 de Outubro passado, no bairro de Mutomote, arredores da capital provincial de Nampula ainda aguardam pelo apoio social prometido por parte do Conselho Municipal e da Electricidade de Moçambique (EDM).
O incêndio, que causou ferimentos graves a uma pessoa e destruição de dezenas de barracas de construção precária teria sido provocado por um curto circuito, incidente que terá sido confirmado por técnicos da EDM e da edilidade que se deslocaram ao local na altura.
Todavia, volvidos embora dois meses sobre a ocorrência do sinistro, aquelas duas instituições ainda não se pronunciaram em relação a prometida disponibilização de materiais de construção ou da possibilidade da transferência do mercado para um outro local.
E como consequência, os vendedores continuam com parte dos seus produtos expostos ao relento, recusando-se, inclusive, a pagar as devidas taxas diárias à edilidade, como forma de reivindicação.