O director Nacional do Ensino Geral, Eurico Banze, lançou desafios aos professores do ensino básico a desenvolverem actividades transformadoras do aluno e das comunidades através da aplicação da ciência e técnica.
Banze fez apelo, quinta-feira, na realização da IX cerimónia de graduação de 858 professores, de nivel de 10ª +1 ano, no Instituto de Formação de Nampula (IFPN), cujo curso arrancou em Fevereiro do presente ano e registou um aproveitamento pedagógico de 86.9 por cento.
Segundo aquele responsável, o combate cerrado ao absentismo, corrupção e outros males devem prosseguir sem qualquer trégua.
O director Nacional de Ensino Geral apelou aos novos professores a assumirem com responsabilidade a carreira, no sentido de tornar a escola um meio produtivo, dotando, deste modo, os seus educandos de conhecimentos sólidos em prol da erradicação do analfabetismo.
Por seu turno, os graduados referiram que durante a formação aprenderam importantes noções básicas que vão ajudar a minimizar a problemática que o sector da educação enfrenta, sobretudo no que concerne à falta de qualidade na leitura e escrita por parte dos alunos.
Segundo o informe do Instituto de Formação de Professores de Nampula, inscreveram-se, no presente ano, 950 cursandos, dos quais 858 foram aprovados, 122 reprovados e 3 expulsos por mau comportamento.
Dos recém graduados, 806 são professores que ingressam pela primeira vez na docência de 1ª a 7ª classes, dos quais 397 são mulheres.