Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Na Sawazilandia: Ayoob solto mediante pagamento de 400 mil Rands

O empresário moçambicano Momed Khalid Ayoob, que se encontrava detido na vizinha Suazilândia desde o passado dia 1 de Dezembro, foi solto pelo tribunal local na última quarta-feira, mediante o pagamento de uma caução. A AIM apurou que Ayoob pagou uma fiança no valor de 400 mil Rands (cerca de 2 milhões de meticais) para sair em liberdade.

Ayoob apresentou-se em juízo na última quinta-feira e vai responder em liberdade, pelo transporte ilegal de 18 milhões de Randes, equivalentes a cerca de 3 milhões de dólares norte-americanos. Às autoridades judiciais da Suazilândia, Ayoob disse que entrara com aquele dinheiro pela fronteira de Goba.

De acordo com o diário “O País”, a polícia da Suazilândia já comunicou ao Banco de Moçambique sobre o valor em causa, que ora se encontra retido pelas autoridades locais, até que se esclareçam as razões que levaram Ayoob a transportar tanto dinheiro, sem declarar. A Polícia de Investigação Criminal (PIC) moçambicana deslocou-se na passada quinta-feira à Suazilândia para investigar o caso.

O “O Pais” escreve, ainda, na sua edição de hoje, que Ayoob pode ser detido em Moçambique à sua chegada, por ter saído do país com uma soma avultada sem declarar ao Banco de Moçambique, sob acusação de fraude fiscal.

O jornal que cita uma fonte anónima explica que Ayoob saiu do país com um valor muito acima do permitido pelo Banco Central. De referir que é permitido sair do país sem declarar apenas valores inferiores a cinco mil dólares norte americanos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts