A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), empresa pública, prevê incrementar as suas descargas, a partir do próximo sábado, em Moçambique. Segundo um comunicado da HCB, as descargas vão totalizar 3.259 metros cúbicos por segundo.
Nos últimos dias, tem-se registado uma forte precipitação sobre toda a bacia do Zambeze, que resulta no aumento significativo dos caudais afluentes à albufeira de Cahora Bassa. De referir que o aumento das descargas da HCB é resultado de uma operação articulada com a Administração Regional de Águas para a província da Zambézia (ARA-Zambeze), no âmbito do processo de gestão hidrológica da albufeira.
Assim, as autoridades apelam a todos os utilizadores e à população em geral para se retirarem das zonas de inundações próximas do leito do Rio Zambeze e seus afluentes. A subida dos caudais na bacia do Zambeze, a jusante de Cahora Bassa, resultante das últimas chuvas, quando conjugadas com as descargas a serem realizadas, poderá vir a propiciar situações de inundações nas zonas baixas próximas do leito do Rio Zambeze e seus afluentes.