Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vodacom e FDC constroem Escola Primária em Chidenguele

A empresa de telefonia móvel, Vodacom, em associação com a Fundação Vodafone, estabeleceram uma parceria com a Fundação Para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) com o objectivo de reforçar o Programa de Apoio a Educação nas Zonas Rurais. Com esta parceria, a Vodacom e a Fundação Vodafone vão investir cerca de 2,8 milhões de Meticais (um dólar vale pouco mais de 35 Meticais) para a construção de um bloco de salas de aulas, bloco administrativo e sanitários numa Escola Primária de nível básico, localizada na Vila de Chidenguele, Província de Gaza, no Sul de Moçambique.

O montante, segundo um comunicado emitido por ocasião da assinatura dos respectivos acordos por aquelas instituições, vai ser aplicado, também, no apetrechamento da escola com mobiliário. Espera-se, com esta parceria, que mais 400 crianças tenham anualmente acesso ao ensino naquela vila turística.

Para garantir a sustentabilidade do projecto, será assegurada a formação e capacitação das comunidades locais no que diz respeito à manutenção de infraestruturas escolares. “A Vodacom tem estado a investir na construção de escolas, berços do saber para as gerações mais novas. A nossa parceria com o Grupo Vodafone, sedeado no Reino Unido, permitiu-nos obter o apoio da Fundação Vodafone nesta iniciativa que tem como parceira a FDC”, disse José dos Santos, Presidente do Conselho Executivo da Vodacom. “Esta iniciativa orgulha-nos a todos e visa um bem comum: mais e melhor educação para as crianças da Vila de Chidenguele”, acrescentou ele.

Por sua vez, a Presidente do Conselho de Administração da FDC, Graça Machel, disse que ao iniciar a parceria com o sector da educação, a Vodacom e a FDC pretendem mostrar o desejo de um futuro de esperança para as crianças, jovens e mulheres ao nível das zonas rurais, “pois é nestas escolas onde vamos criar bases sólidas para a formação de futuros médicos, engenheiros e gestores que vão ajudar a responder a demanda nas zonas rurais”.

O projecto resulta do plano de acção de responsabilidade social levada a cabo não só pela Vodacom Moçambique mas também pela sua parceira, a Fundação Vodafone, que encontrou na FDC credencias que habilitam a levar a cabo o projecto com sucesso e qualidade necessária.

Desde o início das suas actividades, a Vodacom tem apoiado sistematicamente o sector da educação através da construção e reabilitação de escolas, instalação de laboratórios de informática e apetrechamento de bibliotecas escolares, em parceria com outras entidades como é o caso do Ministério da Educação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts