Quando faltam poucos dias para a quadra festiva, os preços dos produtos quase todos, sem excepção, já estão a subir de uma forma assustadora na cidade de Quelimane, capital da província da Zambézia. Nos principais mercados por onde passamos nos últimos três dias, encontramos a título de exemplo, 1kg de cebola que na semana passada custava 20mt, agora ronda entre os 25 a 30mt.
A batata reno, também já tem novo preço, porque antes estava a 35mt/kg, agora ronda por ai, 40mt. A galinha cafrial, que outrora rondava nos 75mt, agora situa-se em 200mt. Isto não deixa as famílias sossegadas, dai que as mesmas vêem as festas longe e dizem que o importante é ter saúde.
As pessoas que encontramos nos mercados do Brandão e Central respectivamente, disseram-nos que o custo de vida está muito elevado, dai que não se pode projectar festa nenhuma com alta de preços.
Entretanto, os comerciantes dizem que a subida de preços, devese com a roptura de alguns produtos da primeira necessidade que a cidade regista, dai que eles também querem ganhar alguns centavos. Este assunto, ainda iremos seguir nos próximos dias.