Metallica
Os norte americanos Metallica são um dos nomeados deste ano para o Rock and Roll Hall of Fame, uma espécie de quadro de honra do mundo da música. A banda de metal é uma das favoritas a um dos cinco lugares no Hall of Fame, juntamente com os rappers Run DMC e os The Stooges, grupo rock liderado por Iggy Pop. Os restantes nomeados são o guitarrista Jeff Beck, os cantores Wanda Jackson e Bobby Womack, os Chic, Little Anthony and the Imperials e os War. Os vencedores serão conhecidos numa cerimónia a realizar em Cleveland, EUA, em Abril do próximo ano.
É caso para dizer que os “senhores do metal” voltaram a conquistar o mundo no seu regresso aos discos. O novo álbum dos Metallica, “Death Magnetic”, lançado na passada sexta-feira, ocupa o primeiro lugar das principais tabelas de vendas mundiais, de acordo com notícia da agência Reuters.
O sucesso do “Death Magnetic”
Nos Estados Unidos, o disco vendeu cerca de 490 mil cópias em três dias, tornando- se num dos álbuns com maior sucesso em 2008. Este é o quinto registo de estúdio consecutivo dos Metallica a entrar directamente para a posição cimeira do Top Billboard 200, o que constitui um recorde no mercado norte-americano. «St. Anger», lançado em 2003, vendeu 418 mil cópias no primeiro fim-de-semana.
Os Metallica são também ‘Número Um’ em países como o Reino Unido, França, Canadá, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Argentina e Polónia. Portugal não escapou e “Death Magnetic” ocupa o primeiro posto do top nacional com a marca de Disco de Ouro (vendas superiores a 10 mil unidades).
O novo disco da banda californiana marca o regresso tão desejado pelos fãs às raízes thrash e heavy-metal dos Metallica. O single de apresentação é o épico de quase oito minutos “The Day That Never Comes”.