Mais de 7,5 milhões de meticais (cerca de 211 mil dólares americanos) do Estado foram desviados nas várias instituições públicas da província de Gaza, sul de Moçambique, durante o corrente ano. Segundo o Procurador Chefe provincial, Orlando Generoso, o desvio dos fundos do erário público está a ganhar contornos cada vez mais preocupantes em Gaza, razão pela qual a Procuradoria-Geral da República lançou um apelo aos gestores do sector público para prestarem maior atenção e respeito aos fundos públicos.
O valor desviado de Janeiro a esta parte supera de longe a soma de pouco mais de 580 mil meticais registados em todo o ano passado, segundo dados citados na edição desta sexta-feira do jornal “Notícias”. Para Orlando Generoso, o mais preocupante é o facto de o dinheiro desviado superar a valor de sete milhões de meticais, que o Estado aloca anualmente a cada um dos 128 distritos do país, para financiar iniciativas destinadas a gerar comida e postos de trabalho.
“Isso quer dizer que o que foi retirado de forma fraudulenta por alguns funcionários envolvidos poderia ter sido aplicado para a realização de múltiplas actividades de índole económica e social, daí a implacabilidade da nossa acção contra este tipo de práticas”, disse Generoso.
A subida do montante desviado dos cofres do Estado resulta, em parte, de uma maior consciência da sociedade para a denúncia deste tipo de infracção, bem como a realização de auditorias regulares às contas nas instituições do Estado.