A Cantora moçambicana Mingas, recentemente nomeada Embaixadora para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, lançou na passada sexta-feira (5) em Maputo uma campanha com o propósito de engajar a sociedade no cumprimento dos Objectivo do Milénio (ODM).
Mingas faz parte de um grupo de oito artistas africanos – Eric Wainaina (do Quénia), Yvone Chaka Chaka (da África do Sul), Angeline Kidjo (do Benin), Oliver Mutukudzi (do Zimbabwe), Baba Mal (do Senegal), Jabulani Tsambo (da África do sul) e o Soweto Gospel Choir (da África do Sul) -, que gravaram um tema musical, em Abril último, em prol de uma campanha das Nações Unidas para incentivar o compromisso de efectivar os oito objectivos dos ODM.
Cada artista representa um dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e a cantora moçambicana representa o Objectivo de redução da mortalidade materno-infantil.
O tema musical é produzido pelo norte-americano Arthur Baker e conta também com a participação dos músicos Jimmy Dludlu (de Moçambique), e Hugh Masekela (da África do Sul).
“Senti que tinha aceite um grande desafio, pois isso é muita responsabilidade. Por isso, como não é possível realizar nada sozinho, esta é a razão porque estamos aqui. Quero solicitar a vossa colaboração porque sozinha não chego a lado nenhum. Quero pedir para todos nós nos engajemos, em todos os sectores, e que abracemos este projecto que é das Nações Unidas, mas também de cada um de nós, para que possamos até 2015 cumprirmos com as metas estabelecidas”, afirmou Mingas no lançamento da campanha acrescentando que Moçambique e o mundo não podem continuar a perder crianças à nascença ou por doenças que podem ser evitadas.