O Benfica já é o perseguidor mais próximo ao líder FC Porto na Liga ZON Sagres. Este domingo, com uma vitória magra por 1 a 0 em cima do Portimoense, no Estádio do Algarve, a equipe lisboeta se isolou na segunda colocação na oitava jornada.
Os encarnados somam agora 15 pontos, a quatro de seu rival, que ainda irá a campo, esta segunda-feira, para defender a sua invencibilidade na competição contra o União Leiria, podendo alcançar os 22 pontos.
O golo do triunfo do Benfica foi marcado por Javi Garcia numa partida pouco eficiente de seu poderoso ataque. A equipe de Jorge Jesus chegou a acertar o poste em duas ocasiões antes de marcar num lance de bola parada.
Garcia soube se desmarcar na área para receber o cruzamento de Carlos Martins e cabecear livre. O Portimoense fez uma boa partida, procurou reagir, mas não conseguiu ameaçar para valer o guarda-redes Roberto, de modo que o actual campeão chegou à quarta vitória consecutiva na competição, depois de um início de campanha irregular.
No sufoco O Sporting não repetiu, este domingo, o excelente padrão de jogo que apresentou contra o belga Gent, pela UEFA Europa League, mas, ainda assim, somou três pontos ao bater o Rio Ave por 1 a 0.
Foi um jogo sofrido para os leões, que não venciam pelo campeonato desde o dia 30 de agosto, contra a Naval. Abel foi quem pôs fim a esse jejum, em casa, com um golo marcado no minuto 89. Um golo providencial que rendeu à seu equipe a subida ao sétimo posto, com 12 pontos, para se livrar de uma posição incômoda na tabela.