Há resultados promissores de existência de mais depósitos de hidrocarbonetos nas regiões circunscritas pelos distritos de Jangamo e de Xai-Xai, nas províncias meridionais de Inhambane e Gaza, onde decorrem trabalhos de pesquisa dos mesmos, e também das areias pesadas pela companhia brasileira Rio Tinto.
Sem entrar em detalhes, a ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, revelou, esta segunda-feira, em Maputo, “existirem resultados promissores da ocorrência de areias pesadas entre Jangamo e Xai-Xai”, onde estão a ser feitos trabalhos de pesquisa daquele recurso, esperando- se para “dentro em breve” o início da fase de exploração das areias pesadas cujo depósito acaba de ser descoberto no distrito de Pebane, província da Zambézia, segundo a mesma governante.
Naquela região decorrem desde 2009 trabalhos preparatórios para o início da fase de exploração daquele recurso, de acordo ainda com a ministra dos Recursos Minerais. As areias pesadas ocorrem em diversas regiões de Moçambique e das mesmas pode-se separar a ilmenite, o zircão e o rutilo.
A ilmenite é um minério usado na indústria plástica e de tintas, enquanto que o zircão é utilizado na indústria da cerâmica e o rutilo é uma forma muito pura de dióxido de titânio, essencial para a produção do metal titânio que as indústrias de alta tecnologia usam no fabrico de aviões, por exemplo.
Refira-se, entretanto, que na área de pesquisa do petróleo foram investidos na bacia do Rovuma cerca de 300 milhões de dólares norte-americanos e pouco mais de 100 PUB milhões de dólares na Bacia de Moçambique. No Sul de Moçambique, a companhia petroquímica SASOL, da África do Sul, em parceria com a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), tem um contrato de pesquisa e produção de petróleo para os blocos 16 e 19 da zona “off-shore” de Pande e Temane junto à Baía de Bazaruto.
Estimativas oficiais indicam que, por ano, o Estado moçambicano encaixa cerca de 1,5 milhão de dólares, valor aplicado na realização de diversos projectos sociais nas áreas onde se localizam projectos de exploração de hidrocarbonetos.