Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

USD 2,3 milhões para converter indústria de vidro ao gás natural

Num esforço para minimizar os custos de produção de embalagens de vidro, cerca de 2,3 milhões de dólares norte- -americanos deverão ser gastos até 2011 na montagem de um sistema de abastecimento de energia produzida com base em gás natural para garantir o pleno funcionamento da Vidreira e Cristalaria de Moçambique.

Segundo fonte competente da SONIL, firma moçambicana responsável pela reactivação daquele empreendimento paralisado há cerca de 10 anos, o valor deverá ser aplicado na aquisição de todo o equipamento industrial para permitir o início da primeira fase de produção de embalagens de vidros até finais de 2011, de acordo com Momed Abdul Satar, responsável da SONIL, salientando que o produto destinase ao abastecimento do mercado doméstico e exportação para os restantes países da região Austral de África.

A aposta no uso de gás natural produzido em Moçambique pela multinacional sul-africana SASOL “visa minimizar os custos de produção derivados do uso de energia eléctrica naquele tipo de infraestruturas”, de acordo com Momed Abdul Satar, responsável da SONIL, falando esta segunda-feira, em Maputo, durante a cerimónia de oficialização da venda daquele empreendimento pelo Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE).

O Estado moçambicano adjudicou a totalidade daquela firma à SONIL por um valor correspondente a cerca de 3,1 milhões de dólares norte-americanos. A segunda fase do projecto de modernização e apetrechamento daquela unidade industrial deverá arrancar dentro dos próximos três anos, devendo consumir perto de 7,1 milhões. A reactivação da indústria moçambicana do vidro deverá minimizar a recorrente problemática da falta e fraca qualidade de embalagens na maioria dos produtos nacionais de exportação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts