Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Operações turísticas: PNL arrecada 950 mil meticais em menos de um mês

O Parque Nacional do Limpopo (PNL), localizado na província de Gaza, Sul de Moçambique, arrecadou mais de 950 mil meticais (cerca de 27,4 mil dólares norte-americanos) durante o período compreendido entre os dias 10 e 29 de Junho passado, como resultado de actividades ligadas as operações turísticas.

Lodovico Salinha, oficial do turismo no PNL, explicou que o montante resulta da entrada naquele Parque de 1.143 viaturas de turistas nacionais e estrangeiros através das fronteiras de Giryondo e Phafuri. “Este valor é o dobro do valor tido no mesmo período do ano passado (453 mil meticais)”, disse a fonte, para quem esta situação está relacionada com a realização, desde 11 de Junho, do Campeonato Mundial de Futebol 2010, na vizinha África do Sul. Com efeito, segundo Salinha, desde o inicio dos jogos, entraram em Moçambique através da fronteira de Giryondo e Mapai turistas de várias nacionalidades com maior destaque para britânicos, holandeses, espanhóis, italianos e portugueses, que foram a Africa do Sul com o objectivo de assistir o Mundial/2010.

Aliás, nos últimos dias, o movimento de turistas estrangeiros é notável nas principais vias que ligam as praias nacionais e principais centros turísticos, sobretudo ao longo das estradas nacionais que estabelece ligação entre Moçambique e a África do Sul, através do Kruguer Parque. Este movimento tem também a ver com o período de férias escolares e em algumas empresas sul-africanas, devido a realização da Copa do Mundo, disse Salinha, acrescentando que o PNL está a redobrar esforços para um maior aproveitamento deste movimento de turistas e o incremento das receitas. “Neste período de jogos temos estado a receber turistas vindos de varias partes do mundo através da fronteira de Giriyondo”, disse a fonte referindo que eles (turistas) vêm em grupos que variam entre quatro a nove pessoas.

De referir que este movimento é o resultado de um trabalho realizado pelo governo através do Gabinete Técnico de Preparação do Mundial-2010, que envolveu entre outros os Ministérios de Turismo, da Juventude e Desportos, dos Transportes e Comunicações e das Finanças, que tinha entre vários objectivos a promoção de Moçambique para o aproveitamento das potencialidades que o país possui sobretudo nas áreas de conservação transfronteiriça, para tirar ganhos pela realização do mundial na vizinha África do Sul. O Parque Nacional do Limpopo conta com alguns locais para alojar turistas, nomeadamente Águia Pesqueira, Albufeira, Machampane e Mapai.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts